terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O novo iPad roda o sistema operacional do iPhone - e esse é o problema

O novo iPad roda o sistema operacional do iPhone - e esse é o problema
por - 2010/01/27

Por Jay Garmon

Não importa como você está animado sobre o 9,7 polegadas HD ecrã, interface multitouch capacitivo, ou barato staggeringly dados 3G planos prometidos pelo iPad, da Apple , há uma característica que é anunciado como um benefício, mas pode vir a ser mais um bug: O iPad é executado o iPhone OS. Na superfície, esta parece plataforma astuto compatibilidade cruzada, mas você realmente quer pagar entre US $ 499 e US $ 829 (mais plano de dados) para um dispositivo que, na verdade, faz menos - como em nenhuma câmera embutida, sem telefone - do que seu iPhone?

Enquanto você pode estar sorrindo interiormente com a idéia de obter todos os seus aplicativos de iPhone existentes portados para o seu iPad de graça (você já pagou por eles), há uma questão de saber se alguém realmente quer executar aplicativos desenvolvidos para uma tela do telefone porte em uma tela de tablet porte. Durante uma demonstração de Steve Jobs hoje, vimos esse fenômeno em ação. Ou o aplicativo para iPhone correu na resolução nativa como um bloco flutuante dentro de um monte de espaço na tela em branco real, ou o iPad upscaled o aplicativo a sua resolução de tela cheia, apresentando-o com ícones ridiculamente grandes e botões. Se se pudesse executar múltiplos aplicativos iPhone lado a lado com o iPad, que valeria a pena falar, mas que me leva ao segundo problema com a construção de um tablet baseado no sistema operacional do iPhone: Não multithreading.

O iPhone não pode executar processos de fundo. Não se pode ter duas aplicações abertas ao mesmo tempo. Você não pode conversar enquanto assiste a um vídeo. Você não pode ler o New York Times ao ouvir Pandora. Você não pode alternar entre um processador de texto e uma planilha ou um navegador da Web e uma apresentação. Assim, enquanto você pode obter uma versão do iWork para iPad por US $ 30 (US $ 9,99 cada para Pages, Numbers e Keynote), você não vai usar qualquer um desses aplicativos simultaneamente - que é como muitos de nós trabalhar melhor. Aqui está apostando que os adotantes mais iPads vai querer recomprar a maioria de seus aplicativos em versões do iPad, o que me faz perguntar por que o iPad não poderia começar seu próprio sistema operacional de vários segmentos, para começar.

O outro inconveniente importante para o iPad do iPhone OS-base é a falta de suporte ao Adobe Flash. Eu vou aceitar não ser capaz de tornar altamente interativas sites em Flash no meu celular, mas em um dispositivo de consumo high-end de mídia como o iPad, deve ser capaz de abrir todos os sites do planeta. Esta incompatibilidade Flash também proíbe qualquer player de vídeo da Web que não é o Quicktime ou o Youtube. Desculpe cineastas iniciantes, mas não haverá Vimeo ou o Hulu ou Yahoo Video para você no iPad. Jobs mostrou uma falha Flashplayer ícone durante sua demo navegação na Web de hoje, tão claramente Steve não é perturbada por esta limitação recurso, que não vai ser resolvido até HTML5 atinge adopção plena - meses ou anos a partir de agora.

Pelo lado positivo, o iPad correndo o iPhone OS significa que a loja iBook novo será cross-compatível com o iPhone, que é uma grande notícia para os proprietários do iPhone. A loja iBook vai vender versões ePub de livros de grandes editoras, o que significa leitura digital só teve um impulso, só porque iBooks aparecerá no telefone mais popular do mundo móvel. Dito isto, eu não espero que a iBookstore para realmente revolucionar a publicação, tanto porque o ponto do preço sugerido para 14,99 dólares títulos iBook ainda é muito alto, e porque eu não posso rasgar minhas existentes mortos-árvore livros para a plataforma. Enquanto quase ninguém pode copiar um CD para o iTunes com facilidade, quase ninguém pode digitalizar livros de bolso para iBooks com qualquer velocidade ou graça. Por US $ 14,99 cada Eu não vou recomprar todos os meus livros favoritos para o iPad.

Agora que o SDK do iPad é na natureza, espero que os desenvolvedores criem aplicativos novos e inovadores e conteúdos que realmente aproveitar o fator de forma do iPad, exibir e interface. Até os aplicativos nativos do iPad mostram-se, no entanto, eu vou reservar seu julgamento sobre se o iPad é o sucessor do iPhone glorioso, ou o Newton ignominiosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário