segunda-feira, 11 de novembro de 2013

AMD lança Kaveri na Cúpula desenvolvedor

AMD lança Kaveri na Cúpula desenvolvedor
por Jerry Jackson - 2013/11/12

AMD e seus parceiros teve algumas coisas impressionantes a dizer sobre a próxima geração de APUs AMD baseada na arquitetura do sistema Heterogêneo (HSA), na Cimeira desenvolvedor AMD.

Lisa Su, Unidades de vice-presidente sênior e gerente geral de Negócios da AMD, entregue a palestra de abertura ea mensagem era clara: AMD está posicionando seus Accelerated Processing Units (APU) - que combinam o tradicional CPUs multi-core e uma discreta multi-core gráficos unidade de processamento em um único chip - para dominar o mercado de smartphones para os servidores.

AMD teve algum sucesso impressionante em 2013 com gráficos AMD no coração tanto do Sony Playstation 4 e os consoles Xbox Um next-gen. Combine isso com um número crescente de tablets, PCs e servidores de envio com AMD APU dentro e há muito para obter animado sobre.

Uma grande parte do que a estratégia para o domínio do mercado depende de desenvolvedores de software abraçando HSA. Desenvolvedores tem que codificar aplicações futuras para tirar proveito do poder de processamento paralelo da APU para acelerar drasticamente as coisas que fazemos todos os dias. A realidade é que o hardware necessário para o processamento paralelo tem sido em torno de anos, mas os desenvolvedores têm lutado com o código complexo necessário para aproveitar os benefícios de velocidade oferecidos por APUs.

Isso muda em 2014 com o lançamento da próxima geração de APUs codinome Kaveri da AMD.


Kaveri: AMD atinge desenvolvedores com um rolo compressor

Não é nenhum segredo que Kaveri foi na calha há algum tempo. AMD tem sido gradualmente vazar detalhes sobre este processador por cerca de um ano, mas Lisu Su revelou ainda mais no palco na Cimeira Developer.

A versão do Kaveri que foi retratado no palco terá quatro "Steamroller" núcleos de CPU, que são versões das famílias anteriores Bulldozer / Trindade aprimorados. O que torna Kaveri especial é que ele basicamente tem dupla decodificação, mais cache, buffers maiores entre os núcleos do processador e do cache, e uma variedade de recursos que resultam em um melhor desempenho tanto fio único e desempenho multi-threaded superior.

Mais importante ainda, Kaveri usa heterogêneo acesso uniforme à memória (huma) para torná-lo muito, muito mais fácil para os desenvolvedores para codificar aplicativos que tiram proveito do processamento paralelo. Finalmente, os desenvolvedores podem oferecer aplicativos que rodam dramaticamente mais rápido, sem a necessidade de aprender linguagem de codificação complexa para fazê-lo.

Apresentando Kaveri funciona muito bem com a mensagem de que a AMD estava tentando entregar: soluções HSA (e especificamente APUs) entregar hardware facilmente escalável que tornam a vida mais fácil para os desenvolvedores. Um dos maiores problemas que os desenvolvedores enfrentam hoje é que mesmo se você quer realizar uma tarefa - como a compressão de vídeo - um desenvolvedor tem que codificar várias aplicações para smartphones e tablets e outro aplicativo para PCs e servidores, devido às grandes diferenças na como os processadores para estes vários dispositivos função.

AMD e seus parceiros querem entregar uma solução de processamento escalável, de forma que os desenvolvedores basicamente só precisa escrever um aplicativo que funcionará em todas as soluções movido a APU.

Essa é a idéia ... mas vamos ter que esperar e ver se ele se transforma em realidade.


Será Steamroller Get rotulado?

Enquanto o mercado de dispositivos inteligentes e PCs está mudando em favor do sistema em um chip (SOC) soluções como a AMD APU, a realidade atual do mercado consumidor não é tão favorável para a AMD.

Claro, as gerações anteriores de APUs AMD têm sido bons e Kaveri parece ainda melhor, mas a AMD foi "rotulado" como uma alternativa de baixo custo em grande parte do mercado consumidor. Neste momento, vários parceiros da AMD (HP, Samsung, Dell, Asus, etc) oferecem uma variedade de PCs que são praticamente idênticos, com uma diferença importante: Uma versão caro com um processador Intel e um menos caro com um AMD APU.

Infelizmente, a razão pela qual a solução AMD é geralmente mais barato porque o fabricante do PC está usando um dos mais baixos da AMD APU-end dentro ... que proporcionam um desempenho inferior. Não é que a AMD não tem APUs que podem rivalizar com (ou mesmo superar) o desempenho dos processadores Intel, mas os consumidores não costumam ver os produtos com os high-end APUs como muitas vezes já que os fabricantes estão usando AMD quase exclusivamente como uma baixa custo alternativo.

Esta tradição de fabricantes só usam AMD para ofertas de orçamento é algo que tem de mudar se a AMD quer ver que o sonho de um mercado escalável amigável ao desenvolvedor que vão desde dispositivos inteligentes para servidores baseados no turn APU em realidade.

Ironicamente, pode ser smartphones e tablets que ajudam a construir um futuro para a AMD high-end APUs em PCs e servidores. A maioria dos smartphones e tablets usam processadores ARM (outro parceiro HSA) e os consumidores realmente não me importo. Na verdade, a maioria das pessoas nunca perguntam sobre o processador dentro de um smartphone ou tablet, eles só querem saber se ele funciona e executa os aplicativos que eles querem. Este tipo de mercado em processadores AMD significa agnóstico pode ser capaz de convencer os principais construtores de PC para começar a usar APUs high-end dentro cadernos premium e desktops em vez de apenas usar os mais baratos APUs disponíveis para PCs orçamento.

Bottom line, a AMD tem o hardware e agora os desenvolvedores têm as ferramentas necessárias para criar aplicativos supercharged que vai correr muito mais rápido do que em APUs CPUs. Agora só temos de ver se os parceiros da AMD oferecem produtos mais impressionantes que usam APUs em 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário