por Dustin Sklavos - 2009/03/31
por Dustin Sklavos
Tem sido um tempo para chegar, mas este é um dos artigos que eu realmente sido realmente olhando para frente. As partes que abordei antes desta são tipicamente os tipos de coisas que você esperaria ver coberto na página do produto, mas você geralmente tem que ler atentamente a folha de especificações para realmente obter alguma desta informação. Isso é uma vergonha, também, porque a expansão do notebook moderno é exatamente o tipo de coisa que lhe dá potencial não apenas como um computador móvel, mas como uma máquina de pleno direito capaz de trabalhos multimídia e da empresa também.
Uma das coisas agradáveis sobre este capítulo é que ele é realmente muito simples em comparação com seus antecessores. Nós não estamos falando sobre majorly confundindo as coisas aqui, cada um dos portos em seu laptop tem um propósito largelydistinct. Então, hoje, eu estou indo para cobrir uma das coisas mais emocionantes andenjoyable sobre possuir um laptop: ligar coisas até ele.
Como funciona: Periféricos
Como mencionei na introdução, portas laptops são, neste momento, bastante específica em seu propósito. Um bom notebook vai ser muito cheio de recursos e cobrir todas estas bases.
Então, o que são "estas bases?" Os principais portos de um notebook moderno são as portas USB, a porta FireWire, porta eSATA, os leitores de cartão, as portas de saída de vídeo, o ExpressCard, e corajosos velho e agora rarefeito, o PC Card.
Há certas portas que eu omitidas, porque ao contrário do resto destes, estas omissões deve ser bastante óbvio em função: a tomada de energia eo alto-falante / fone / microfone. Eu acho que temos que ser realistas, não há nada que eu possa dizer sobre qualquer um destes, mas se você não sabe como identificá-los ou o que fazem, eletrônicos de consumo pode não ser para você. A omissão único outro que eu fiz é em forma de portas de expansão de propriedade; não há um lote inteiro que eu posso dizer sobre isso, eles são projetados especificamente para fazer a interface com os dispositivos do fabricante de encaixe.
Não há muito o que dizer de antemão desta repartição porto, então vamos começar.
USB (Universal Serial Bus)
A porta USB, ou Universal Serial Bus, é projetado para ser basicamente uma espécie de periférico "pega-tudo". A palavra "Universal" não é para ser tomada de ânimo leve, estas portas podem lidar com qualquer coisa. Flash drives plugue estes, juntamente com discos rígidos externos, drives de discos externos, impressoras, scanners, mouses, teclados, controladores de jogos ... há ainda conectados por USB caixas que podem ser usados para dirigir os monitores adicionais.
As portas USB são identificáveis como finos, portas retangulares em seu laptop (ou desktop), às vezes agrupados ou empilhados um em cima do outro. Atualmente existem duas especificações actualmente em circulação: USB 1.1 e USB 2.0. USB 1.1 opera a uma velocidade máxima de 12Mbit / s, o que é extremamente lento. Solavancos USB 2.0 que aceleram até 480 Mbit / s, melhorando sobremaneira USB como um meio de transferência de grandes quantidades de dados para flash drives e discos rígidos externos.
Outro grande benefício do USB é que os próprios portos são alimentados, o que significa periféricos pode extrair energia diretamente do sistema. Se o dispositivo não necessita de muito poder, pode funcionar sem estar conectado: é por isso que o seu flash drive funciona, por que suas obras mouse externo, e assim por diante.
Finalmente, as portas USB podem ser divididos com o que são chamados de hubs USB. Estes são basicamente unidades que você pode conectar a uma única porta que aranha para fora em várias portas. Então, se o seu computador portátil tem apenas duas portas USB, você pode conectar um hub para aumentar substancialmente o número. Você ainda está lidando com essa largura de banda limitada e potência, mas se você está conectando apenas, digamos, um mouse, um teclado e uma impressora ... bem, a impressora vai estar a funcionar fora do seu próprio poder de qualquer forma, assim que você deve ser fino. Discos rígidos externos, por outro lado, geralmente não deve ser utilizado com cubos e em vez disso ser dada a sua própria porta independente para maximizar a largura de banda disponível para eles.
E esta é a limitação de USB: para o quão flexível é, não é muito bom para as transferências que requerem uma grande quantidade de dados a serem transferidos a uma alta velocidade. Discos rígidos externos, normalmente encontram-se estrangulada pela largura de banda USB.
Ainda assim, o USB é a porta mais comum que você vai encontrar em laptops e os melhores meios de expandir a sua utilidade.
FireWire (IEEE1394)
Algumas pessoas provavelmente vão se perguntar por que eu coloquei esta segunda, mas não há uma boa razão: Eu sou um estudante de cinema! (Bem, não mais, se formou a partir do final de Março!) FireWire costumava ser o porto de escolha para discos rígidos externos e até mesmo direto de rede de computador a computador, em alguns casos, mas o uso do que é agora reservado quase exclusivamente para vídeo digital, e continua a ser a melhor interface adequada para filmadoras digitais.
Existem dois tipos de portas diferentes para FireWire: 4 pinos e 6 pinos. 4-pin é o mais comumente visto em laptops, embora 6-pinos tendem a mostrar-se em Macs. A 4 pinos é muito pequena, a porta em forma de U de comprimento, enquanto o de 6 pinos parece um trapézio delgado. Tirado freehand como um ex-professor cometeu o erro de fazer, ele pode olhar decididamente fálica. A única diferença entre os dois é que o de 6 pinos também pode fornecer energia através da porta, mas, como rarefeito dispositivos FireWire que exigem poder de acolhimento tenham adquirido, este não é realmente um problema.
A especificação para FireWire convencional - o tipo é provável que você executar em - taxas de largura de banda em 400Mbit / s. Este número é menor do que o USB 2.0, FireWire ainda muitas vezes supera-lo. Às vezes não é toda a banda pura: USB tem a sobrecarga do sistema muito mais de acolhimento do que FireWire faz. Enquanto o USB tende a correr fora do chipset da placa mãe (coberta de volta na parte II para aqueles que não têm vindo a seguir ao longo), FireWire quase sempre tem seu próprio controlador dedicado que descarrega um monte de processamento. Como resultado, o FireWire é mais consistente e é ideal para a captura de vídeo a partir de câmaras digitais.
Há também o padrão FireWire 800 que opera a 800Mbit / s, mas este tipo de porta FireWire é largamente visto apenas em alguns computadores da Apple e uma poucas placas de expansão para desktops.
E-SATA
O padrão eSATA é relativamente novo, mas muito importante. A porta não se tornou onipresente a maneira USB tem ainda, mas está aparecendo mais e mais freqüentemente nestes dias. Alguns fabricantes têm mesmo levado para a implementação de um combinação de porta USB / eSATA em seus laptops para economizar espaço e maximizar a flexibilidade.
Há uma razão muito boa porque eSATA está proliferando.
Se você acha que volta a VI parte, quando eu falei sobre discos rígidos, você vai se lembrar que a interface comumente usado para discos rígidos estes dias é Serial ATA, ou SATA. O eSATA está, é uma versão externa do que a porta. Este é efetivamente permitindo que você conecte um disco rígido externo para a mesma quantidade de largura de banda das unidades internas desfrutar, normalmente um. Bolhas 3Gbit / s, ou cerca de 3.000 Mbit / s Este é certamente mais largura de banda do que o seu disco rígido comum vai precisar.
SATA (esquerda) e eSATA (direita) conectores
Uma porta eSATA significa ser capaz de expandir o armazenamento do seu computador portátil externamente sem ter que sacrificar o desempenho, na verdade, uma unidade de classe desktop duro em uma porta eSATA poderia realmente ter um melhor desempenho do que a unidade portátil interno.
Não é todo o pão e rosas, porém. Na minha experiência, eSATA tem sido um pouco exigente. Alguns controladores eSATA podem lidar com a conexão automática - conectando a unidade enquanto o computador está ligado - enquanto outros exigem o disco rígido externo para ser conectado e ligado quando o computador é ligado. Os conectores de ligação - e, consequentemente, - também tendem a estar no lado frágil, propenso a ser removido facilmente a partir da porta.
Dito isto, se você está olhando para expandir o armazenamento para o seu laptop e querem todo o desempenho que você pode chegar, ele realmente não tem como ficar mais rápido do que isso.
Saída de Vídeo
Existem basicamente quatro tipos de portas de saída de vídeo que você pode esperar para ver (ou ver em combinação) em laptops modernos. Há S-Video, que você deve estar familiarizado com a partir do seu aparelho de televisão. Há VGA (também chamado de D-SUB), que é o conector de 15 pinos trapezoidal que tem sido usada para monitores por um longo tempo e agora tende a ser azul codificados por cores. Há DVI, que é o conector de corrente dominante para monitores de desktop (embora pouco comum em laptops). E há HDMI, que é o grande pai que em grande parte existe para você conectar seu laptop à sua televisão. Confuso? Não seja, é simples, na verdade.
Em primeiro lugar, DVI e HDMI estão realmente com base nos protocolos mesmas, e são intercambiáveis através do uso de adaptadores apropriados. A única grande diferença entre os dois é que uma porta HDMI pode transportar um sinal de áudio, enquanto DVI não pode. Cabos HDMI também tendem a ser mais fino e mais fácil de conectar a DVI. Estes dois são também ligações puramente digitais, assim como uma nota: Monstro cabo HDMI é óleo de cobra. O cabo barato $ 10 em Fry fará apenas um trabalho tão bom, porque não estamos lidando com a qualidade de um sinal analógico aqui, estamos lidando com um e 0. Sinais analógicos permitir um monte de "kinda", os sinais digitais são estritamente "sim" ou "não".
S-Video é um padrão de idade, e sua aparência em laptops realmente só existe como um meio para que eles se conectem aos mais velhos tubo à base de televisores. S-Video não é geralmente vai valer a pena o seu tempo, mas pode ser útil para alguns de vocês.
E, finalmente, há VGA ou D-SUB, que é muito bonito o padrão "monitor cada computador irá se conectar a esta" porta. D-SUB produz um sinal analógico, mas em telas de baixa resolução (tipicamente 1680x1050 e inferior), o quadro tende a ter uma diferença mínima em comparação com DVI ou HDMI. Vale a pena mencionar que a maioria das HDTVs produziu estes dias tem uma porta D-SUB na parte de trás, mas se você estiver indo para conectar seu laptop à sua HDTV, HDMI é provavelmente vai ser o caminho a percorrer, já que HDMI pode transportar o som além de imagem.
Este é também um bom momento para abrir HDCP, ou Proteção de conteúdo de alta definição. Se você está pensando em usar o seu laptop para reproduzir discos Blu-ray na sua HDTV (e isso não é uma má idéia), você certamente vai querer usar a conexão HDMI. HDCP opera através de conexões digitais para garantir que você não está tentando roubar o filme precioso do MPAA por algum tipo de meios ilícitos e totalmente complicada. A maioria, se não todas as HDTVs produzido nestes dias suportar HDCP, e o mesmo é verdade para as portas HDMI encontrados em laptops modernos. Conexões DVI também muitas vezes suporta HDCP, HDMI desde é apenas uma extensão do DVI.
Leitores de cartões
Eu não quero entrar neste muito, porque, honestamente, isso ficou realmente complicada. Os cartões de memória flash usados para telefones e câmeras digitais são o tipo de porcaria onde uma indústria realmente necessário para padronizar em algo e não o fez, que é como você começa a "293748297392-em-um" leitores de cartão USB.
Dito isso, o built-in leitores de cartão tem, na minha experiência, pelo menos, sempre apoiou SD (Secure Digital) cartões e as suas extensões (miniSD e microSD, com adaptador apropriado). Estes existem essencialmente para ajudar a cópia de imagens fora de sua câmera digital em vez de ter que conectar a câmera em si, ou, alternativamente, para copiar arquivos para dentro e fora do cartão de memória flash que você usa em seu telefone celular se o seu celular suporta.
Enquanto a maioria dos periféricos estes dias parece estar usando Secure Digital (uma visita a seção NewEgg da câmera digital confirma como muito), outros podem usar Compact Flash ou xD; apoio Compact Flash tende a ser atingido e perder com laptops, enquanto xD tende a mostrar-se um pouco mais frequentemente devido ao tamanho menor. E, finalmente, apenas para ter certeza de que não poderia participar da festa sem estragar tudo, a Sony tem um formato proprietário que eles usam e tentou empurrar em um mercado dispostos como um garoto de fraternidade bêbado em uma cheerleader: Memory Stick (incluindo Memory Stick Pro , Memory Stick Duo, et al). O Memory Stick tende a ser bastante comum suportado, e, obviamente, você pode esperar que ele seja suportado - com gosto - em cada laptop Sony.
ExpressCard
O slot ExpressCard vai ser um dos, se não o maior, ranhuras em seu laptop. ExpressCard vem em dois sabores: ExpressCard/34 e ExpressCard/54. A única diferença entre estas duas é o tamanho físico, o conector em si permanece o mesmo. ExpressCard/34 é 34 mm de largura; ExpressCard/54 é, estranhamente, 54 mm de largura.
ExpressCard é essencialmente para os periféricos mais complexos, e pode usar um único canal de PCI Express (ver parte II novamente), que fornece uma boa quantidade de largura de banda, ou operar em um modo USB, fornecendo a mesma quantidade de largura de banda como uma porta USB 2.0 . ExpressCard também é alimentado, como portas USB.
Este slot é usado para periféricos mais complexos, como hardware de som, sintonizadores de TV, e na verdade, adicionando USB, FireWire ou eSATA. Ele faz tudo isso na forma do periférico ExpressCard si.
Infelizmente, eu encontrei ExpressCard para ter dois grandes inconvenientes. A primeira é que eu encontrei ExpressCard/34 cartões para, muitas vezes, ser um pouco instável nos portos, que podem acomodar ExpressCard/54 (34s pode ser usado em 54 portos de tamanho, mas não vice-versa, devido ao tamanho). O segundo é o mais infeliz, enquanto a absorção de ExpressCard melhorou um pouco em relação ao ano passado, o número de periféricos disponíveis que o uso que ainda não são tão numerosos como você provavelmente gostaria. Quando foi introduzido você seria a sorte de encontrar algum em tudo, agora, eles ainda estão competindo por espaço de prateleira com ...
PC Card (PCMCIA)
Este é o robusto velho que foi suplantado pela gostosura que é novo ExpressCard. Tem sido um tempo desde que eu vi um novo laptop com uma placa PCMCIA, ou PC Card, porta, mas periféricos para esta porta ainda são muito comuns desde o padrão próprio viveu uma vida longa e frutífera.
Esse slot vai ser maior do que o slot ExpressCard é, e será facilmente ser o maior slot / porta em seu laptop. Os cartões de PC periféricos são aproximadamente do tamanho de uma pilha de cerca de 15 cartas de jogar. Esta norma é mais lento e atrai mais energia do que o mais novo ExpressCard, mas é extremamente comum em laptops antes de 2006 ou 2007.
Conclusão
Esperemos que por este ponto que você venha a perceber qual a função de cada uma dessas portas pode servir em seu laptop. Dito isso, um monte de laptops pode não ser necessariamente fornecer todas essas opções, de modo que você pode ter que decidir o que você pode e não pode viver sem.
Como regra geral, você vai querer um laptop para ter pelo menos três portas USB, e espaçadas de alguma forma conveniente. Flash drives em chaveiros são basicamente o novo disquete (para aqueles de vocês que não sabem o que é um disquete, pergunte a seus pais) e meios de transferência de dados de forma rápida, por isso é útil ter uma estreita porta USB para a frente da a máquina. No meu laptop HP de idade, eu tinha duas portas USB, e sai ao lado uns dos outros. Isso me deixou com raiva porque eu teria um tempo difícil ligar o meu disco rígido externo e meu flash drive ao mesmo tempo, já que um conector seria sempre de alguma forma, gordo demais para caber o outro dentro Este é o tipo de praticidade que você está indo querer procurar - e não apenas um bom número de portas, mas uma boa distribuição.
FireWire é algo que você vai querer pegar ou largar. Se você está pensando em fazer qualquer trabalho de vídeo em tudo em seu laptop, verifique se ele tem essa porta. Felizmente é muito comum, mas já vi alguns laptops que não possuem. A Apple recentemente um jogo de segmentação de mercado artificial, também conhecido como "vamos ver como é difícil que nós podemos fazer as coisas para o consumidor", removendo a porta FireWire de seu mais barata e mais portátil da linha MacBook revigorado.
Quanto eSATA, vou agressivamente recomendo que você olhar para isso em seu próximo laptop e torná-lo um dos seus "deve ter" características. Mesmo que você não pense que você vai usá-lo, há sempre a possibilidade, e enquanto você pode obter um ExpressCard que vai adicionar portas eSATA ele nunca vai sentir tão bem como apenas ser capaz de conectar a unidade em seu laptop.
Quanto ao ExpressCard e leitor de cartão ... aqueles são padrão nos dias de hoje com a maioria dos notebooks. Você seria duramente pressionado para encontrar uma nova máquina com uma ranhura PC Card e, francamente, é melhor para ele, como é o padrão ExpressCard superior e mais periféricos e mais pessoas estão saindo que a apoiam.
Finalmente, em termos de produção de vídeo, HDMI está se tornando muito mais comum nos dias de hoje. Se você está planejando usar um monitor externo com seu novo laptop, eu recomendo fortemente procurar um laptop com HDMI ou DVI. Se você estiver indo para usar seu laptop como um potencial centro de mídia portátil, HDMI é um slam dunk, uma vez que irá permitir que você conecte de som e vídeo digital em um único cabo.
Tente lembrar-se de que uma porta HDMI é tão bom como uma porta DVI para um segundo monitor, ele só poderia precisar de um adaptador. Seu laptop também podem ter saídas de vários monitores - disse uma DVI e uma VGA. Não se engane, você não pode usá-los simultaneamente. Hardware gráfico moderno só suporta duas saídas gráficas, ao mesmo tempo, e um dos que vai ser a tela do laptop.
Sem comentários:
Enviar um comentário