por Dustin Sklavos - 2009/09/29
Por: Dustin Sklavos
Com o lançamento pendente do Windows 7 vem com DirectX 11, uma nova iteração da interface de programação da Microsoft para jogos em 3D. DirectX 10 estreou com o Windows Vista para um deslumbrante "meh", e desde então tem provado ser ... meh. Será DirectX 11 resgatar a franquia, ou apenas cimentar a reputação DirectX como vaporware mera jogos da Microsoft? Nós decompô-lo neste preview.
ONDE DIRECTX deu errado
DirectX 10 versões desde o Windows Vista ter sido em grande parte sem inspiração, com a única história de sucesso sendo realmente Far Cry 2 , um jogo com uma reputação decididamente mista. Crysis geralmente funciona melhor no modo DirectX 9 com muito pouco trade-off na qualidade da imagem, e Parece que apenas sites de avaliação de hardware realmente executá-lo em DirectX 10.
Simplificando, o DirectX 10 fracassou porque foi amarrado para o Windows Vista, que tem sido incapaz de escapar da mortalha seu elenco liberação horrível sobre ela. Quase todos os exemplos de "é por isso que o DirectX 10 é melhor" tem sido um fracasso, apenas exacerbou ainda mais por lançamentos de jogos que foram artificialmente vinculados a ela. Mesmo agora, a Capcom realmente sair e disse que a única razão de Resident Evil 5 tem um DirectX 10 codepath é para 3D Vision da Nvidia; Capcom admite que não há diferença na qualidade visual entre DirectX 9 e DirectX 10 no jogo. Isso é o que a Microsoft levou-nos a esperar do seu "próxima geração" motor gráfico.
POR QUE você se preocupa com o DirectX 11?
Bem, surpreendentemente, DirectX 11 traz recursos para a mesa pena ficar animado, e está entrando em uma ambiente que é muito menos hostil do que o enfrentado pelo DirectX 10. Enquanto zumbido levando até o lançamento do Windows Vista e as consequências depois praticamente enterrado DirectX 10, o Windows 7 está ficando grande buzz. Melhor ainda, o DirectX 11 está oferecendo razões mais tangíveis para apoiá-lo e ser animado sobre isso, e tem uma melhor chapa de títulos chegando para ele. Ao contrário do DirectX 10, DirectX 11 também não faz uma ruptura com a geração anterior, e estará disponível para o Windows Vista também.
A única coisa boa DirectX 10 fez foi empurrar para shaders unificados em hardware gráfico. Agora vamos ver o que o DirectX 11 vai fazer com eles eo resto do chip.
Tessellation HARDWARE
Provavelmente, a característica que eu pessoalmente estou mais animado é o mosaico de hardware. Este recurso é construído em hardware DirectX classe 11 (como o recentemente lançado Radeon HD série 5800), e pode permitir que a qualidade da imagem melhorou substancialmente de uma maneira muito tangível sem um impacto na performance maciça.
Então o que diabos ele faz? Bem, tendo o entendimento de que os modelos 3D em jogos são fundamentalmente construído a partir de triângulos múltiplos, mosaico quebra os triângulos básicas para baixo em muitos triângulos menores, dando a aparência de uma superfície muito mais complexo sem a codificação em massa e esforço necessário para produzir esse modelo .
A AMD lançou um slide com a sua Radeon HD 5800 de material promocional da série que ilustra o mosaico no próximo (e, pelo menos aos olhos deste escritor, muito aguardado) Aliens vs Predator jogo. Você vai perceber como a forma do modelo alienígena se torna muito mais complexa, e mais fiel ao mito, como resultado.
AMD (ATI) foi empurrando mosaico em seu hardware por mais tempo do que você pode se lembrar, e trabalhando com a Microsoft finalmente tinha codificado em DirectX 11. Esta, pelo menos, está a ser uma grande melhoria na qualidade do vídeo.
Melhorias de desempenho
Graças à proliferação de processadores multi-core, DirectX 11 podem agora fazer uso real de multi-threaded instruções. Em vez de enterrar todas as chamadas do DirectX em um único segmento e, assim, monopolizando um único núcleo, o DirectX 11 pode dividir corretamente trabalho entre os núcleos do processador em si. Os jogos modernos têm sido surpreendentemente CPU-dependente, assim, esta habilidade para tomar mais proveito de processadores modernos podem por sua vez ajuda o hardware de gráficos executar.
Os usuários de notebook devem tomar nota particular desta melhoria, como móveis quad-core são ainda muito faminto de poder e um tanto rarefeito. Atuais e futuras de desempenho peças gráficos móveis estão batendo tectos de desempenho com os principais processadores dual-core, então qualquer melhora vai ser um passo importante.
Também está sendo herdado do DirectX 10.1 é o suporte anti-aliasing obrigatório. Existentes DirectX 10.1 jogos são muito incomum e o conjunto de recursos só funciona em ATI Radeon HD série 3000 em diante, mas DirectX 10.1 tem consistentemente desde melhorias substanciais de desempenho com anti-aliasing habilitado (veja o unpatched Assassins Creed ou HAWX de Tom Clancy .)
E, claro, o hardware de shader unificada exigido pelo DirectX 10 continua a ser uma grande mudança na forma como hardware gráfico é produzido, mas também uma melhoria, bem como, com GPUs sendo muito mais flexível e capaz de utilizar melhor os recursos existentes. Estes shaders unificados são também altamente programáveis, o que leva a ...
DirectCompute
O interruptor de shaders unificados resultou em hardware gráfico que é surpreendentemente programável e flexível, em geral, ao ponto em que pode ser efectivamente utilizado para acelerar a outras aplicações de jogos. Nvidia foi empurrando este particularmente dura com seu CUDA tecnologia, mas CUDA só funciona em hardware Nvidia. DirectCompute é a resposta da Microsoft no DirectX 11, e fornece um meio independente de fornecedor de aproveitar a riqueza de poder de processamento em hardware gráfico moderno para lidar com outras tarefas.
Claro, este avanço é, provavelmente, o mais difícil de ver no momento, mas o fato da questão é que tanto a AMD ea Nvidia está empurrando a computação em geral para a GPU. É fácil entender por que: chips gráficos são extremamente poderosos, peças complexas de silício capaz de melhorar muito a velocidade em que determinadas tarefas são executadas.
O primeiro grande empurrão foi com codificação de vídeo, e quando a estrada tem sido um acidentado, é dar fruto. O codificador de vídeo Badaboom , por exemplo, recebe melhorias de desempenho maciços de fugir de shaders uma GeForce da. Da mesma forma, empurrar Nvidia PhysX resultou na aceleração do motor de física que está sendo executado fora de seus shaders também.
Com DirectCompute uso GPGPU finalmente padronização (computação de propósito geral em unidades de processamento gráfico) na plataforma Windows (ao lado OpenCL em Macs, Windows, Linux e assim por diante), vamos ver essa tendência avançar e se tornar mais comum. Eu estou hesitante para se referir a ele como um beco sem saída ou qualquer outra coisa, porque o fato da questão é que o poder de processamento está lá, esperando para ser aproveitada. AMD está empurrando com força. Nvidia está empurrando com força. E futuros da Intel Larrabee processador gráfico é mesmo projetado para esse nível de flexibilidade.
Um adendo importante fazer aqui é que DirectCompute pode estar chegando com DirectX 11, mas é compatível com DirectX 10 hardware também. O seu hardware de gráficos existente pode ainda alguns usos adicionais no futuro.
CONCLUSÃO
No final, o DirectX 11 parece que vai começar a cumprir as promessas feitas que o DirectX 10. Windows 7 já é um candidato quente com grande burburinho por trás dele (e de ter sido usado por mês agora eu posso assegurar-lhe o burburinho é garantido), e DirectX 11 está recebendo muito mais apoio de desenvolvedores a partir do get-go ao DirectX 10 já fez.
Se nada mais empurra adoção do DirectX 11, eu pessoalmente acho DirectCompute vai acabar sendo o grande vencedor. Até mesmo os desenvolvedores de jogos estão procurando maneiras de utilizá-lo para acelerar outras tarefas no jogo em si. É muito emocionante ouvir sobre como esta tecnologia está sendo colocada em uso.
Eu encorajar ninguém a atualização para o Windows 7 quando ele chega, mas até mesmo os usuários do Windows Vista estará recebendo no essa ação. Ainda assim, se você estiver no Windows XP, a versão de 7 e acompanha DirectX 11 vai fazer de Outubro, um grande momento para mudar.
Sem comentários:
Enviar um comentário