segunda-feira, 8 de novembro de 2010

AMD lança "Brazos" Plataforma para Notebooks e Netbooks

AMD lança "Brazos" Plataforma para Notebooks e Netbooks
por Jerry Jackson - 2010/11/09

A equipe da AMD tem promovido ativamente algo que eles chamam de "fusão" há vários anos. AMD Fusion é uma solução para um problema de longa data com computadores: o gargalo de comunicação entre a unidade de processamento central (CPU) ea unidade de processamento gráfico (GPU). Em suma, se você pode combinar o poder de processamento de série de uma CPU e do poder de processamento paralelo de uma GPU em um único processador morrer, então você deve obter um desempenho mais rápido e menor consumo de energia embalado em uma fração do espaço necessário para uma CPU padrão e stand-alone GPU.


Recentemente, tive a oportunidade de passar algum tempo hands-on com o mais recente plataforma da AMD, e eu estava bastante impressionado considerando que este APU vai ser no coração de notebooks ultraportáteis para netbooks com preço de menos de US $ 500 a partir de 2011.

APU da AMD: Por que se preocupar?
Uma das primeiras perguntas que eu pedi anos atrás, quando a AMD anunciou o "Fusion" da CPU e GPU foi, por quê? Não é melhor manter estes dois componentes separados e apenas fazer mais rápido processadores multicore e processadores mais rápidos gráficos? Bem, há três problemas com continuando pela mesma estrada velha: poder, complexidade e escalabilidade.

AMD admite que ainda há espaço para crescer o desempenho dos processadores single-core e multi-core, mas enquanto a CPU e GPU são engenheiros distintos têm de perder poder no canal de comunicação cada vez mais complexa entre a CPU e GPU. Combinando estes dois componentes essenciais em um único die significa complexidade reduzida para fabricantes de notebooks (custos de produção ir para baixo) e menor consumo de energia. Uma vez que uma solução de chip único ocupa menos espaço que, os fabricantes podem colocá-lo dentro fatores de forma mais finos e leves que são mais atraentes para os consumidores. No lado do desenvolvimento de software, uma solução single-chip também permite que os programadores a usar OpenCL e DirectCompute em CPU e GPU sem o gargalo PCI Express ou a necessidade de escrever código complexo para uma solução multi-chip.

Linha de fundo, a nova linha da AMD APUs promessa de entregar a vida mais longa da bateria, menos calor, discreto nível de desempenho de GPU da entrada de nível de preços, eo desempenho de internet, vídeo, produtividade e jogos acelerado que os consumidores atualmente não começar a partir de sistemas de preços menos de US $ 500.

Detalhes ... Mais ou menos
Eu tive sorte o suficiente para passar um dia inteiro nas instalações da AMD em Austin, Texas, e sujar as mãos com uma amostra de engenharia do novo processador AMD E-350 APU (CPU dual-core rodando a 1.6GHz e HD Radeon 6310 gráficos). Todos os APUs Brazos tem 64KB (32KB de instruções, 32 KB de dados) de cache L1 por núcleo e cache L2 de 512KB por núcleo e suporte para até 1066MHz (regular e de baixa potência) DDR3, e vêm com UVD3 e AMD-VTM tecnologia.

A plataforma Brazos consiste essencialmente de duas categorias de APUs: "Ontario" é o codinome para a série C de baixa tensão APU rodando a 9W ou menos poder que são projetados para competir com processador Atom da Intel em netbooks. "Zacate" é o codinome para as APUs da série E 18W projetados para maior desempenho computacional e multimídia. As APUs Zacate competir contra o nível de preço atual do Intel Pentium processadores de baixa voltagem, como o SU4100.

"Zacate" (18W max)

  • AMD E-350 com AMD Radeon HD 6310 Graphics (CPU dual-core a 1.6GHz e dupla DX-11 SIMDs em 500MHz) (Nota: SIMD = nanocores Visão 80x totais do motor para a capacidade computador paralelo e gráficos)
  • AMD E-240 com AMD Radeon HD 6310 Graphics (single-core CPU 1.5GHz e dupla DX-11 SIMDs a 500MHz)

"Ontario" (9W max)

  • AMD C-50 com a AMD Radeon HD 6250 Graphics (CPU dual-core 1.0GHz e em dupla DX-11 SIMDs a 280MHz)
  • AMD C-30 com a AMD Radeon HD 6250 Graphics (single-core a 1.2GHz e dupla DX-11 SIMDs a 280MHz)

A coisa importante a ter em mente aqui é que, quando eu digo estas APUs competir com certos processadores Intel eu estou falando sobre o desempenho do preço e não. Embora eu estou sob NDA rigorosa que me impede de divulgar os resultados de benchmark eu corri na instalação AMD até 16 de novembro, eu vou te dizer que fiquei muito impressionado com o que vi. Se os jogos de streaming de vídeos on-line e jogar são importantes para você, então você vai ter um tempo difícil encontrar baseados em Intel notebooks e netbooks com o mesmo nível de desempenho para menos de US $ 500.

Pela primeira vez desde que a Intel lançou os processadores Core 2 Duo consumidores podem ter uma razão muito boa para comprar um notebook baseado em AMD ou netbook em janeiro. MSI já está trabalhando na produção de um novo notebook da série "X-Slim", que será alimentado pelas APU Zacate. MSI teve a gentileza de enviar AMD uma amostra da produção inicial do novo notebook que vi em Austin. O exterior do ainda-a-ser-nomeado MSI notebok é semelhante ao original MSI X-Slim X-340 , como é esperado para estar disponível em janeiro de 2011.

Embora eu tenha muito mais a compartilhar sobre Fusão da AMD vai ter que esperar até a próxima semana. Certifique-se de voltar a NotebookReview.com em 16 de novembro para ver todos os detalhes de como o AMD E-350 realiza em comparação com outros notebooks ultraportáteis.

Sem comentários:

Enviar um comentário