por Ted Needleman - 2012/12/26
O Google lançou seu navegador Chrome OS e há vários anos. E enquanto o Chrome tem tido sucesso tanto modesta, não tomou o mundo pela tempestade navegador. O navegador baseado em Chrome OS teve um sucesso ainda mais limitada, como é mais ou menos só o navegador Chrome rodando sobre um sistema operacional oculto. Toda a interação com o sistema operacional subjacente (essencialmente Linux) é realizada através do navegador.
Melhor na segunda vez
Cerca de um ano atrás, a Samsung introduziu o primeiro Chromebook - um laptop construído em torno do sistema operacional Chrome. A Samsung também apresentou o Chromebox. Construído em torno de um processador de baixa potência, estes dois dispositivos foram a preços razoáveis e entende como um laptop de nível de entrada e área de trabalho voltado para o usuário empresarial. A filosofia por trás deles era fornecer um sistema básico com RAM moderada e quase nenhum armazenamento a bordo.
Desde que o Chrome OS é acessado por meio do navegador Chrome, a maioria das aplicações e armazenamento de dados é feito online na nuvem, em vez de no próprio dispositivo. Do ponto de vista técnico, esta abordagem é praticamente uma configuração de cliente / servidor fino, com o dispositivo Chrome agindo como um thin client e a parte do servidor existentes na nuvem.
O original Samsung Series 5 Chromebook foi fixado o preço na faixa de US $ 500, e ofereceu apenas com Wi-Fi ou com Wi-Fi e 3G. A esse preço, o Chromebook foi visto como um substituto netbook, e conseguiu apenas vendas modestas.
Os Chromebooks novos (Acer também oferece um Chromebook) são mais preços moderados. Chromebook da Samsung C303, o que nós olhamos, custa US $ 249, enquanto o modelo 199 dólares Acer é ainda menos caro.