por - 2009/11/18
Por Jay Garmon
A Microsoft está indo para a guerra com o Facebook. Essa é a mensagem escondida no lançamento do Outlook Social Connector, uma surpreendentemente característica não-Microsoft-como estreando na versão beta do MS Office 2010 hoje.
O Outlook Social Connector, apelidado de "Painel de Pessoas", importa dados de redes sociais em sua lista de contatos, potencialmente exibindo a nova atividade on-line de todos que você conhece. A idéia é dar contexto para seus contatos e para tornar o Outlook 2010, uma ferramenta para consumir e gerenciar a crescente onda de dados sociais disponíveis hoje. Se os destinatários de um e-mail ou participantes de uma reunião recentemente blog, RSVP'd para um evento no Facebook, ou tuitou um link interessante, o Outlook 2010 irá mostrar os dados em seu Painel de Pessoas.
"A rede social original é sua caixa de entrada", disse Dev Balasubramanian, gerente de produtos da Microsoft Outlook. Dito de outra forma, o Outlook costumava ser a principal maneira você conectado a todos que você sabia online. Seus contatos do Outlook, uma vez exclusivamente continha os dados que você usa para lidar com e-mails e-mails, caracol, telefonemas, compromissos do calendário e mensagens instantâneas mesmo. E para um monte de gente, que ainda é verdade. De acordo com Balasubramanian, "O trabalhador da informação média tem Outlook abrir mais de um terço do tempo que eles estão em sua mesa."
Contraste isso com dados que mostram Facebook possui quase 5 por cento de todas as paginas de Internet . Sites de redes sociais como Facebook, Linkedin, e (em menor grau) Twitter são rapidamente deslocando e-mail e Outlook como o pino de linchamento de seus relacionamentos online. Mais simplesmente, o Facebook é o novo Outlook. O Outlook Social Connector é primeiro lance da Microsoft para reconquistar o seu lugar no trono, importando atualizações do Twitter e do Facebook de status em sua caixa de entrada.
Microsoft vai publicar um Outlook Social Connector Kit de Desenvolvimento de Software, juntamente com a versão beta do Office 2010 hoje. O SDK permite a qualquer um construir dados alimentadores, chamados provedores, que importam sindicados dados sociais para o Outlook 2010. Pense o provedor como um conversor que transforma uma API rede social em uma espécie de feed RSS para o Outlook. Para serviços como o Twitter, que tem uma API aberta, qualquer pessoa pode usar para construir uma theSDK Provedor Twitter para o Outlook. Assim, mesmo que o próprio Twitter não valorizar a possibilidade de se tornar o Outlook líder de mercado cliente de Twitter, as probabilidades são de alguém (provavelmente alguéns vários) lá fora, vai construir um Provedor de Twitter para o Outlook 2010. Se o Twitter em si não decidir construir um provedor oficial do Twitter, a Microsoft irá publicá-lo em MS Office Online.
A Microsoft aposta está tomando está em assumir que estas redes sociais estão dispostos a deixar o Outlook de volta para o jogo, especialmente depois de o Facebook tem feito um trabalho tão eficaz de construção de um jardim murado para seus dados, forçando-o a visitar o seu perfil no Facebook para receber mais de suas atualizações do Facebook. Presumivelmente, a Microsoft vai fazer valer o seu tempo, quer por divulgando o Outlook base de instalação (um argumento que provavelmente não vai impressionar Facebook, que tem um igualmente, se não mais maciça base de usuários) ou ao notar que os construtores de jardins murados don 't tem que quebrar as paredes mais do que eles, por favor. Como Balasubramanian observou, "Terceiros podem ter o controle de como os dados vive offline no Outlook. Essa é a única maneira que podemos ter uma plataforma aberta o suficiente ... para obter outras redes animado com a oportunidade."
Se o Facebook não quer publicar atualizações de status para o provedor oficial do Facebook, eles não tem que, porque o Facebook pode construir o provedor de suas próprias especificações. Mas se o Facebook quer bloquear alguém de construir um estado provedor-inclusive o Facebook, eles vão ter que remover as atualizações de status a partir da API do Facebook, o que não é provável que aconteça.
No momento, o Outlook Social Connector não é uma grande ameaça para qualquer Facebook ou populares clientes de redes sociais de desktop como o Tweetdeck. Primeiro, porque o único serviço externo o Conector Social nativamente é conectar com o Microsoft Sharepoint. (Embora LinkedIn vai o provedor OSC primeiro oficial de terceiros .) No momento em que o MS Office 2010 é lançado no próximo ano, esse número provavelmente será muito diferente. "Nós vamos ter sucesso [no dia do lançamento] se você clicar em que [Adicionar um Provedor] e temos uma meia dúzia ou uma dúzia de redes sociais para conectar-se", disse Balasubramanian.
Em segundo lugar, o Outlook Social Connector não é uma ameaça lançamento do dia-a Tweetdeck porque o OSC é atualmente apenas um consumidor de dados sociais, e não um editor. Você não vai estar atualizando seu status no Facebook a partir de sua caixa de entrada hoje, ou o envio de tweets, juntamente com o seu pedido de reunião do Outlook. Tudo o que poderia mudar mais rápido do que você pensa, especialmente se você espera progresso no ciclo normal de atualização do MS Office. Balasubramanian define as expectativas como tal:.. "De agora em diante [o Outlook Social Connector] será uma peça central da experiência do Outlook Nós vamos olhar para rever essa coisa em uma base regular No mundo das redes sociais, se queremos para se manter atualizado, temos de passar a essa velocidade. Eu não posso sequer prever o que pode acontecer fora ... [mas] teremos recursos para mover nessa velocidade. "
Ele continua a ser visto como Facebook e empresa responder.
Sem comentários:
Enviar um comentário