quarta-feira, 10 de março de 2010

Internet Guia de Segurança: Como proteger-se online

Segurança na Internet Guia: Como proteger-se online
por Charles P. Jefferies - 2010/03/11

Por: Charles P. Jefferies

Ameaças da Internet continuam a representar um problema para qualquer pessoa que navega na Internet - e sim, isso inclui você ler o título e pensar que sabe tudo. Neste artigo vamos mostrar-lhe como se proteger usando alguns "melhores práticas" para navegar na Internet com segurança, tudo isso sem gastar um centavo.

Fundo em Ameaças da Internet

Qualquer um pode jogar em torno de termos como "spyware" e "vírus", mas o que exatamente eles estão? Isso ajuda a saber antes de tentar descobrir a melhor forma de evitar tais problemas. Aqui está o básico:

  • Malware : Abreviação de "software malicioso". Reside e é executado no computador do usuário sem o seu consentimento ou conhecimento. Malware pode ser usado como um termo abrangente para vírus, spyware, keyloggers, worms e cavalos de Tróia e outras ameaças da Internet.
  • Spyware : um tipo de malware que coleta informações sobre usuários, incluindo informações pessoais e hábitos (sites que eles visitaram). Ele também pode desencadear popups e instalar malware adicional.
  • Vírus : um tipo de malware que pode se replicar e infectar outros computadores através de uma rede ou mídia (como uma unidade flash). Vírus pode fazer várias coisas prejudiciais ao computador de um usuário, como tomar-lo mais e usá-lo para fins maliciosos.

Três Passos para a Segurança na Internet

Este guia irá levá-lo através de três etapas relativamente simples para se proteger na Internet:

Primeiro Passo: Instalar o Mozilla Firefox

Sim, "Instalar o Mozilla Firefox" pode ser clichê, no entanto, não é o raciocínio de som porque este é um bom pedaço de software. Vamos cortar o absurdo marketing - aqui estão as coisas tangíveis que eu gosto sobre o Firefox:

  • Pop-ups: Pop-ups são talvez a forma mais irritante de publicidade, e Firefox cuida deles para você. Ele permitirá que você sabe que um pop-up foi bloqueada em caso você estava esperando um.
  • Advertências local inseguro: Se você vai para um site que é fraudulenta, não confiável, ou soube de problemas de segurança, o Firefox irá, na verdade, impedir que o site seja carregado.
  • A integração com o software de anti-vírus: Firefox trabalha com o seu programa de anti-vírus residente verificar os arquivos baixados para ameaças de segurança.
  • Atualizações automáticas: Firefox atualiza automaticamente, assim suas defesas permanecer atual.
  • Navegação privada: Firefox normalmente lembra que sites que você visitou, porém no modo de navegação privada (o que é fácil de ativar e desativar), ele não vai lembrar de nada que você fez. Este recurso é útil quando login em sites bancários que pretende não deixar nenhum rastro de seu computador (ou outra pessoa). Navegação privada pode ser ativado a partir do menu de ferramentas e clicar em "Iniciar Navegação Privada"; fazer o mesmo para desligá-lo:

Internet Guia de segurança de navegação privada do Firefox Sem mais delongas, siga este link para o site oficial da Mozilla e baixar o Firefox para o seu computador.

O Firefox é um pequeno download de 8MB. Clique em Download e salve o arquivo em seu computador para um local que você sabe (como Meus Documentos). Dê um duplo clique no arquivo baixado e instalar o Firefox com as configurações padrão. Feito? Ótimo! Aqueles familiarizados com o Internet Explorer deve ser capaz de se adaptar às Firefox sem muita dificuldade - ele fica natural depois de um dia.

Passo dois: Instalar a ferramenta McAfee Site Advisor

Internet Guia de segurança selecione McAfee Site Advisor pesquisa Alguns websites são criados com intenção maliciosa, por exemplo, alguns podem tentar infectar seu computador com malware e outros podem ser sites de phishing falsos criados para roubar suas informações pessoais. McAfee, empresa de segurança informática, tem uma ferramenta Site Advisor que exibe votos ao lado de links em sites de busca (como o Google e Yahoo), indicando se ou não os sites listados são seguros (ver aqui para informação completa sobre como funciona ). Site Advisor funciona tanto com o Mozilla Firefox e Internet Explorer. Basta fazer o download e instalar o McAfee Site Advisor usando as configurações padrão (deixar tudo como está, embora eu recomendo desmarcar a opção de instalar a barra de ferramentas do Yahoo desnecessário).

Uma vez instalado, reiniciar o Firefox e Site Advisor teste fora. Verifique se o seu provedor de pesquisa padrão é definido como McAfee primeiro - no canto superior direito ao lado da caixa de pesquisa, clique na seta para baixo e selecione McAfee Pesquisa segura:

Agora, procure por algo e confira a página de resultados - cada link tem um pequeno ícone ao lado que indica se o site é seguro ou não.

Internet Guia de segurança McAfee Site Advisor resultados da pesquisa seguras

Verde significa cautela bom, amarelo é, e vermelho significa inseguro / não confiável. Um ponto de interrogação indica o local não foi verificado ainda. Como regra geral, apenas clique nos links verdes.

Abaixo está um exemplo do que os resultados da pesquisa parecem depois de instalar a ferramenta Site Advisor:

E sim, NotebookReview.com é totalmente seguro - mas você sabia disso.

A ferramenta Site Advisor é grande para que quando você estiver procurando por coisas que não costumam procurar (e, portanto, pode não estar familiarizado com sites que surgem). Nunca é demais verificar novamente. Como sempre, use o seu julgamento ao clicar em links. Se algo é bom demais para ser verdade, é.

Terceiro Passo: Mude seus hábitos online

O maior perigo único que você enfrenta na internet é você mesmo. Mais especificamente, não existe um software que podem compensar os seus hábitos de segurança pobre Internet.

Vamos começar com a quantidade de informação crítica que de bom grado dar. Esta é a Internet - informações postadas on-line pode ser visto por quase ninguém, e sites seguros pode ser cortado. Mesmo páginas restritas, como seu perfil do Facebook não são inteiramente seguro - alguém com acesso (como seus "amigos") pode copiar e colar as informações de uma página Web que não é verdadeiramente privada. A questão de fundo aqui é que você precisa ter cuidado extra com você mesmo na Internet. Abaixo estão alguns dos hábitos que eu vejo diariamente que apresentam riscos de segurança enorme para os usuários:

? Conectando a redes sem fio sem garantia: Você sabe que café da rua que oferece acesso Wi-Fi? Que o acesso Wi-Fi gratuito poderia custar-lhe muito se ele é inseguro (Windows vai indicar se uma rede é seguro / inseguro quando você tenta conectar). Uma conexão não segura é uma rede aberta que permite que qualquer pessoa se conecte - informação passada de seu laptop para o roteador sem fio e vice-versa pode ser interceptada por pessoas com as ferramentas certas, uma vez que não é criptografada. Além disso, os ataques de rede pode ser feita a partir de outros computadores ligados à rede.
Hábito de Segurança na Internet: Evite inseguro Wi-Fi

? Acessando sites seguros em público: Mesmo em uma rede segura, lembre-se que as pessoas podem ver o que você digita na tela do laptop. Só é preciso uma pessoa a andar por um celular com câmera e tirar uma foto da sua página de Internet banking. O mesmo é verdadeiro em seu escritório, onde tudo o que é necessário é um colega intrometido cutucando cima de uma divisória ou um administrador de rede sem escrúpulos espionar sua estação de trabalho para prender suas senhas.
Hábito de Segurança na Internet: Acesse sites seguros só em casa

? Salvando informações pessoais em sites de compras: A maioria dos sites comerciais oferecem para salvar seu cartão de crédito e endereço para facilitar o check-out no futuro. Enquanto isto é conveniente para os poucos sites que você comprar em regularmente, por favor, não optar por salvar informações sobre cada site que você comprar. Embora a informação é supostamente garantido, bem sucedidas tentativas de invasão ocorreram nos dados passados ​​e pessoal foi roubada. Além disso, há muitas histórias de informação pessoal ficar "perdido".
Hábito de Segurança na Internet: Não salvar os números de cartão de crédito em sites de compras

? Publicar informações pessoais em sites de redes sociais: Acho engraçado que as pessoas postam os detalhes de suas vidas pessoais em sites de redes sociais como o Facebook, dar um pelotão de seus "amigos" de acesso, e depois queixam-se questões de privacidade. Eu sou a única que pode ver o problema aqui?
Hábito de Segurança na Internet: informação online Apenas mensagem que você quer que todos vejam

? Mantenha o seu computador pessoal: navegadores de Internet como o Internet Explorer e Mozilla Firefox se torna mais fácil para armazenar senhas e informações de formulário (como nomes e endereços utilizados em formulários de ordem). Qualquer pessoa que abre o navegador em seu computador pode verificar seu histórico de navegação, visite seus sites "seguros" (como o seu e-mail baseado na Web) e automaticamente login como você, porque você optou por ter o navegador salvar sua senha. Evite armazenar senhas, ou melhor ainda, senha proteger o seu computador e bloqueá-lo quando não estiver em uso (pressione a tecla Windows e L para bloquear o computador). Faça uma segunda conta no seu computador para outras pessoas de usar para que sua informação é mantida em separado, e certifique-se que a conta é protegido por senha e não um administrador.
Hábito de Segurança na Internet: Nunca salvar senhas em qualquer computador que você compartilha

? Não instale software que você não quer explicitamente: Muitos fornecedores de software tentar esgueirar-se peças adicionais de software em seu sistema durante o processo de instalação. Por exemplo, barras de ferramentas para o seu navegador de Internet, ferramentas Updater, e outras desnecessárias (e chato) itens. Se você queria que esses pedaços de software, você deve ter instalado-los em seu próprio país.
Hábito de Segurança na Internet: Instalar como software mínimo possível

Conclusão

A sua segurança on-line é 10% dependente de outra pessoa e 90% dependente de você. A maioria dos fatores de risco pode ser controlado através dos passos simples descritos neste artigo. Número um - controlar o ambiente online com um navegador seguro. Mozilla Firefox tem inúmeras vantagens - que o impede de ir para sites maliciosos, verifica os arquivos que você baixa, blocos de pop-ups, e ajuda a proteger os dados pessoais. Número dois - ligações em motores de busca pode ser perigoso. Ferramenta da McAfee Site Advisor ajuda a identificar quais links são seguros e vice-versa - sabe algo sobre um site antes de clicar. Por último, pensar conscientemente sobre suas ações on-line eo que você faz com a sua informação pessoal. Evite inseguros conexões sem fio, bloquear o seu computador com uma senha quando não em uso, parar de salvar as suas informações de cartão de crédito em todos os sites que você visita, e por último mas não menos importante, não postar informações no Facebook, você não seria confortável em compartilhar com o resto do o mundo.

Essas dicas simples podem ajudar a protegê-lo da maioria das ameaças on-line. Seu julgamento desempenha um papel maior do que qualquer peça de software pode. Use as ferramentas e dicas mencionadas neste artigo para ficar seguro.

Feliz surf.

Sem comentários:

Enviar um comentário