por Jamison Cush - 2010/03/05
Analistas da indústria da Gartner esperam que as vendas de dispositivos móveis touchscreen crescer 96,8% este ano, para mais de 362,7 milhões de unidades, contra 184,3 milhões de unidades em 2009. Os analistas também prevêem touchscreen habilitados para dispositivos móveis, incluindo smartphones e telefones de gama média, serão responsáveis por 80% de todas as vendas de dispositivos móveis na América do Norte e Europa Ocidental, e 58% a nível mundial.
iPhone mostra o caminho
Segundo o Gartner, os fabricantes entrega dispositivos e UIs otimizados para a tecnologia de toque e expectativas dos consumidores irá conduzir a demanda. Em um comunicado, o analista do Gartner Roberta Cozza citou o sucesso do iPhone, alegando que apresentada a viabilidade da tecnologia de toque capacitivo em dispositivos móveis.
"Telas sensíveis ao toque não são mais privilégio dos dispositivos high-end e agora estão sendo incluídos em telefones de gama média quantas mais empresas têm vindo a impulsionar o mercado consumidor de telefones touchscreen acessíveis", disse ela. "Com o aumento das capacidades de telefone, os consumidores estão se tornando mais conscientes dos benefícios de interfaces de toque, e os vendedores estão respondendo."
É Tudo na UE
No entanto, analistas alertam que os fornecedores devem concentrar-se na experiência do usuário, e não simplesmente um produto novinho em folha. "Os consumidores não vão comprar um dispositivo móvel apenas para o interface de toque", disse CK Lu, analista de pesquisas do Gartner. "A tecnologia de toque é apenas um facilitador, e, finalmente, é uma experiência atraente para o usuário - que inclui bom design de IU, aplicações e serviços -. Que vai fazer ou quebrar um produto"
Gartner espera que a região Ásia-Pacífico a liderar o caminho em vendas, representando 35,6% do mercado em 2010, seguido pela Europa Ocidental e América do Norte, que deve responder por 26,8% e 24,4%, respectivamente.
Os embarques de PCs para aumentar
Gartner também previu vendas de PCs a crescer cerca de 20% a nível mundial em 2010, para 366,1 milhões de unidades, com PCs móveis que conduzem uma parcela cada vez maior do crescimento. Os analistas antecipam netbooks, smartbooks e outros computadores portáteis serão responsáveis por quase 70% de todos os embarques em 2012.
De acordo com a Gartner, mini notebooks e netbooks vão liderar as vendas de carga e impulso este ano. No entanto, o crescimento pode diminuir em face da concorrência de ultraportáteis ULV e da próxima geração tablets como o iPad. A Gartner espera que os fornecedores de enviar 10,5 milhões tablets em todo o mundo, incluindo o iPad , este ano.
Área de trabalho do computador de crescimento será pequeno e limitado aos mercados emergentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário