por Jerry Jackson - 2012/10/05
Você não precisa saber muito sobre a indústria de tecnologia para saber que Steve Jobs não era apenas o homem que começamos a Apple na garagem de seus pais, ele era a força condutora por trás de tudo que a Apple fez. Jobs já foi chamado de "CEO do mundo o mais valioso" e não havia escassez de especialistas em mídia e analistas que previstos a morte de Apple após a morte de Jobs há um ano .
Na verdade, a Apple tornou-se uma empresa diferente, pois Tim Cook substituiu Jobs como CEO da Apple no ano passado, talvez para melhor ... pelo menos financeiramente. O novo iPad e iPhone 4S e iPhone 5 novos recordes de vendas e a empresa ganhou um processo de patente contra a grande chefe concorrente Samsung. As ações da Apple são quase 80% desde que Jobs faleceu, e em 2012, as ações da Apple ultrapassou a marca de preço de US $ 700, tornando-se a empresa mais valiosa de todos os tempos.
Tim Cook provavelmente recebeu críticas mais duras do que qualquer outro CEO nos tempos modernos. Ele foi escolhido a dedo por Jobs, mas Cook tinha zero de experiência como CEO. Essa decisão de nomear um CEO não testado justificadamente preocupados fãs da Apple e especialistas da indústria. Jobs ganhou uma reputação desagradável às vezes como um trabalhador, chefe difícil que supervisionou o desenvolvimento de cada produto da Apple e rejeitado protótipos que não cumprem seus padrões extremamente exigentes. Em suma, quando se trata de desenvolvimento de produtos e lançamentos de novos produtos, a Apple foi a única empresa de espírito e Steve Jobs era que só mente. Foi Tim Cook pronto para "tomar as rédeas e estalar o chicote" com a determinação de um visionário? Não, e Apple é provavelmente melhor porque, aqui está o porquê:
Tim Cook não ficou alheia ao fato de que Steve Jobs fez a Apple o que era e os clientes e acionistas têm expectativas sobre a forma como a Apple faz negócios como resultado. Cook não tentou fazer mudanças dramáticas para a Apple, em vez disso, ele entregues influência familiar com base nos princípios que Jobs amava. Claro, Cook tem feito algumas coisas de forma diferente - mais recentemente reconheceu as falhas dos novos mapas da Apple no iOS 6 e ele chegou até a recomendar o Bing Maps ... Empregos algo quase certamente não teria dito.
As decisões-chave que Cook fez durante o ano passado que ajudou a Apple a se tornar mais forte, tanto financeiramente como em termos de identidade de marca, são coisas que você pode não ter ouvido falar. Ele empurrou um dividendo dos acionistas e do programa de recompra de ações, encerrando anos de especulação (e as preocupações do mercado de ações) sobre o que a Apple iria fazer com seu excedente de caixa de montagem. Cozinhe conseguiu evitar a mudança terrível para Apple TV que teria feito o modelo de geração anterior incompatíveis, o que provavelmente fez mais do que alguns poucos clientes felizes. Cook foi mesmo ao ponto de contato com a AT & T, em nome de um cliente da Apple ... agora que é serviço ao cliente! Não só isso, mas Cook mudou programa da Apple doação de caridade para que a empresa corresponde dólar por contribuições do empregado dólar e ele finalmente tomou um salário "real" (salário base $ 900.000, mais 376,2 milhões dólares americanos no valor de ações restritas que se adquire ao longo de um período de 10 anos) em vez do que o salário um pouco "fictícia" $ 1 que Steve Jobs coletadas juntamente com uma fortuna escondida em ações ($ 1 salário base mais R $ 6,7 bilhões em ações).
Concedido, não ouvi nada sobre Cook pessoalmente liderando o desenvolvimento de um novo produto importante, mas os pequenos passos que ele tomou no último ano estão reforçando cliente e confiança do mercado na Apple. Novamente, foi apenas um ano atrás, quando alguns especialistas da indústria disseram que a Apple iria falhar completamente dentro de um curto período de tempo sem Steve Jobs no comando.
Depois que tomamos o tempo de olhar para trás sobre o ano passado sem Steve Jobs, uma coisa é clara: a Apple é uma empresa diferente, mas essas diferenças não são necessariamente um defeito. Na verdade, as mudanças que Cook colocou no lugar parecem fornecer a Apple com algum apoio exatamente onde a empresa precisa dele, e Apple como um todo ainda segue as melhores práticas estabelecidas pelo seu fundador. Diferente nem sempre é uma coisa ruim.
Sem comentários:
Enviar um comentário